NEOPLASIAS DA CABEÇA E PESCOÇO

O que é Neoplasias da Cabeça e Pescoço?

A região da cabeça e do pescoço é uma região bastante complexa do corpo humano, sede de inúmeros nervos, vasos sanguíneos e músculos importantes ao funcionamento do organismo. Devido a sua complexidade, esta região também é sede de muitos tumores, das mais variadas origens e causas.

Podem ocorrer neoplasias da pele do couro cabeludo, face e pescoço, tireóide, lábios, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago cervical, nariz e seios paranasais, musculatura do pescoço, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos da região, além de tumores ósseos.

Cada tumor difere na sua apresentação, modo de prevenção e tratamento:

  • Os tumores de pele são os mais frequentes, sendo causados principalmente pela exposição solar prolongada, sendo estes habitualmente de bom prognóstico.
  • As neoplasias de tireóide estão cada vez mais frequentes em nosso meio. Não há uma causa específica , exceto pela exposição a radiação prolongada, lembrando que a exposição ao Raio x simples ou mamografia e tomografia não aumenta o risco de câncer de tireóide. Apesar de serem tumores de crescimento lento, podem gerar metástases e a cirurgia é o tratamento principal.
  • O câncer de boca é o quarto mais incidente no Brasil entre os homens. Assim como os tumores de faringe e laringe, está associado ao uso de cigarro e de bebidas alcoólicas em grande quantidade e por longos períodos de tempo. Apresenta um comportamento bastante agressivo, com alta ocorrência de metástases cervicais. O tratamento destes tumores em estágios iniciais aumenta muito a chance de cura.
  • Além do cigarro e bebidas alcoólicas, a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) está relacionada a casos de tumores de orofaringe (garganta).
  • Nas lesões malignas de boca, faringe e laringe, a escolha do tratamento é escolhida em conjunto com o paciente, conforme cada caso. Tanto a cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser utilizadas como tratamento inicial. A prevenção destes tumores consiste em parar com o fumo e bebidas alcoólicas, além de evitar comportamento sexual de risco.

Caso haja aparecimento de lesões na boca e garganta, rouquidão, dificuldade em se alimentar, presença de nódulos no pescoço que não desaparecem em até 3 semanas, deve-se procurar um cirurgião de Cabeça e Pescoço, médico especialista em tumores da região, que irá avaliar individualmente cada caso, procurando sempre o melhor tratamento.

Essas informações não substituem o exame clínico com médico especializado. Procure sempre avaliação médica em uma Unidade Básica de Saúde.

Dr. Luís Henrique Alvares Nucci
CRM 83850
Diretor Técnico | Chefe do Serviço de Clínica Cirúrgica Oncológica

Últimos posts

Deixe um comentário

Quem já está
participando

logo

O Move4Cancer é um novo movimento que busca engajar a sociedade através de informação e adoção de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenção primária contra diversos tipos de câncer e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para o Instituto de Câncer Dr Arnaldo (ICAVC), o primeiro hospital de câncer no Brasil, que se mantém atendendo os pacientes 100% através do SUS. Com sua ajuda vamos salvar muitas vidas!

facebookinstagram

Comece a digitar e pressione Enter para buscar