CÂNCER DO COLO UTERINO

O que é o colo do útero ?

É a parte do útero que o médico ginecologista visualiza quando coloca na vagina um aparelho chamado espéculo. Situa-se na parte inferior do útero e comunica a vagina com o útero por meio de um orifício. É por esse orifício que a menstruação escoa através da vagina , que o espermatozóide entra no útero e alcança a tuba uterina para se encontrar com o óvulo e formar o ovo(futuro embrião) e por onde o feto sai durante o parto vaginal.

O colo do útero tem formato de cone e seu tamanho varia de três a seis centímetros na mulher adulta.
Sofre vários traumas durante a vida da mulher adulta e a relação sexual representa o principal. É sítio de várias doenças, dentre elas inflamatórias, infecciosas e o câncer.

O que causa o câncer do colo uterino?

Atualmente o Papiloma Vírus Humano ,conhecido como HPV é o principal agente responsável pelo surgimento do câncer do colo uterino. O HPV entra dentro das células do colo uterino e as transformam em células imortais.

Como se adquire HPV?

Pincipalmente através de relações sexuais. Mulheres que não tiveram relação sexual dificilmente desenvolvem câncer do colo uterino.

Como se trata?

Nas fases pré-malígnas (chamadas NIC I, II e III ) o tratamento é cirúrgico e consiste na retirada do colo uterino por meio de cirurgia conhecida como CAF (Cirurgia de Alta Frequência) e o colo uterino é encaminhado para análise mais detalhada.

Nas fases mais avançadas da doença além da cirurgia as pacientes podem ser encaminhadas para tratamento com quimioterapia e radioterapia.

O que é o câncer do colo uterino?

O câncer do colo uterino é uma doença grave que começa no colo uterino em uma região no início de seu orifício chamada junção-escamo- colunar(JEC) e pode se espalhar para órgãos vizinhos, como a bexiga urinária e o reto e anus e também para outros órgãos do corpo. No Brasil, por ano é responsável por cerca de 5.500 mortes (INCA 2014).

Como podemos evitar o que causa o câncer estas morte?

Por meio de duas ações, as VACINAS contra o HPV (uma contra dois subtipos desse vírus e uma contra quatro subtipos desse vírus) recomendadas para mulheres entre nove e 29 anos , considerada medida preventiva e que ainda vai demorar algum tempo para avaliarmos sua real eficácia e a mais importante que é o exame conhecido como PAPANICOLAU.

O exame de PAPANICOLAU consiste na coleta de células descamadas do colo uterino ou diretamente do orifício do mesmo durante o exame ginecológico. As células colhidas são colocadas em lâminas que após coloração especial são lidas por citopatologistas e classificadas em lesões pré-malígnas , que ainda não é câncer e lesões malignas, que é câncer na maioria das vezes.

Quais são as mulheres com mais riscos?

Aquelas com início precoce das relações sexual, vários parceiros, com higiene íntima precária, que tiveram vários partos, tabagistas e usuárias de pílulas para evitar filhos, com história de várias infecções genitais e principalmente aquelas que não fazem o exame de PAPANICOLAU.

Como se faz o diagnóstico ?

Quando o exame de PAPANICOLAU detecta alterações celulares a paciente é orientada a fazer uma biópsia do colo uterino (colposcopia e biópsia do colo do útero). Quando o exame anátomo-patológico se apresenta  naquelas fases consideradas pré malígnas(prevenção  primária) a paciente tem cura. Mesmo nos estádios iniciais a paciente tem chance de cura.

Essas informações não substituem o exame clínico com médico especializado. Procure sempre avaliação médica em uma Unidade Básica de Saúde.

Dr. Luís Henrique Alvares Nucci
CRM 83850
Diretor Técnico | Chefe do Serviço de Clínica Cirúrgica Oncológica

Últimos posts

Deixe um comentário

Quem já está
participando

logo

O Move4Cancer é um novo movimento que busca engajar a sociedade através de informação e adoção de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenção primária contra diversos tipos de câncer e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para o Instituto de Câncer Dr Arnaldo (ICAVC), o primeiro hospital de câncer no Brasil, que se mantém atendendo os pacientes 100% através do SUS. Com sua ajuda vamos salvar muitas vidas!

facebookinstagram

Comece a digitar e pressione Enter para buscar